A importância do movimento LGBTQIA+

08/out/2021 | 0 Comentários

O LGBTQIA+ é um movimento social que tem como objetivo proporcionar mais inclusão, representatividade e direitos para as pessoas que se enquadram no grupo.

Ao longo dos anos, a sigla recebeu muitas alterações, antes era conhecida como GLS (Gays, lésbicas e simpatizantes). Porém, em 2008, a sigla mudou oficialmente para LGBT.

A mudança de GLS para LGBT aconteceu para incluir não apenas a orientação sexual, mas também a identidade de gênero.

O significado de cada letra da sigla LGBTQIA+

Para se tornar mais abrangente, vem sendo utilizada a versão LGBTQIA+.

Com tantas variações e atualizações é normal termos dúvidas em relação aos significados das siglas.

Por isso, decidimos fazer esse texto para você conhecer a definição completa de cada uma, inclusive do “mais”.

Então vamos lá!

L = Lésbicas

São mulheres que sentem atração por outras mulheres.

G = Gays

São homens que sentem atração por outros homens.

B = Bissexuais

São homens e mulheres que sentem atração por ambos os gêneros, seja masculino ou feminino.

T = Transexuais

Diferente das letras anteriores, o T não se refere à orientação sexual, mas sim a identidade de gênero. Sendo assim é designado às pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído em seu nascimento.

Neste grupo ainda pode ser enquadrado os transgêneros, travestis ou pessoas não-binárias – que se compreende além da divisão homem e mulher.

Q = Queer

Indivíduos identificados com o gênero Queer são aqueles que transitam entre as noções do gênero. A sigla Queer defende que a orientação sexual não é resultado da funcionalidade biológica, mas sim de uma construção social.

Neste grupo se enquadram as drag queens.

I = Intersexo

A pessoa intersexo está entre os dois gêneros, masculino e feminino. Isso se deve principalmente a fatores biológicos. Algumas variações do intersexo podem estar visíveis ao nascimento, enquanto outras podem não serem visíveis fisicamente.

As combinações biológicas de desenvolvimento corporal como cromossomos, genitais e hormônios podem não se enquadrar na norma binária (homem e mulher).

A = Assexual

Indivíduos assexuais não sentem atração por nenhum dos sexos, independente do gênero. Existem também outros níveis de assexualidade, porém, é comum observar que estas pessoas não veem as relações sexuais como prioridade em suas vidas.

+

O símbolo de “mais” entra na sigla para simbolizar outras variações de sexualidade e gênero. Como a discussão ainda está em aberto, e não se teve um consenso ao certo de que letras deveriam entrar para o grupo, o “mais” foi acrescentado para representar as demais ideologias.

Conheça abaixo as outras letras do grupo!

O significado das siglas completas de LGBTQQICAAPF2K:

  • Segundo Q = Questionadores: Pessoa que está em dúvida de sua orientação ou identidade sexual.
  • C = Curioso: Como o próprio nome diz, se refere a pessoas curiosas que experimentam todo o tipo de sexualidade.
  • Segundo A = Aliados: São pessoas que não são LGBTQIA+, mas que apoiam o movimento.
  • P = Pansexual ou Polissexual: Pansexual é quem sente atração pela pessoa, independente do sexo ou da identidade de gênero, como mulheres, homens, trans, gênero fluído e etc. Enquanto Polisexual se sente atraído por vários gêneros, mas não todos.
  • F = Familiares e amigos: Assim como os aliados, são pessoas que fazem parte da luta pelos direitos da comunidade.
  • 2 = Two-spirit: é uma identidade indígena americana que significa dois espíritos. Eles acreditam terem nascidos com espíritos feminino e masculino dentro deles, realizando assim, trabalhos de ambos os gêneros dentro da aldeia.
  • K = Kink: O significado da palavra é fetiche e se refere às pessoas que tem fetiche sexual não convencionais.

A importância do movimento LGBTQIA+

O movimento LGBTQIA+ age em busca de igualdade social, não somente por direitos, mas também por representatividade, conscientização e respeito à diversidade.

Em 70 países ainda é crime ser uma pessoa LGBTQIA+, portanto o movimento se faz necessário para que essas pessoas possam ser aceitas e defendidas.

Existem inúmeras ONGs ao redor do mundo que atuam na sociedade para trazer direitos igualitários e apoio a essa comunidade.

Empreendedorismo LGBTQIA+

O que mostra o quão impactante é a sigla para os seus envolvidos é o seu reflexo na economia.

Em um mapa criado pela Bluevision Braskem, mostrou que a comunidade LGBTQIA+ corresponde a aproximadamente a 18 milhões de pessoas no Brasil, movimentando o mercado consumidor em R$ 150 bilhões de reais.

O estudo também apontou que empresas com políticas de diversidade de gêneros têm 21% mais chances de lucrar, enquanto isso, no Reino Unido foi notado que a cada 10% de aumento no índice de diversidade, o lucro bruto subiu para 3,5%.

Para estimular ainda mais esse setor, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil lançou o Programa de Fornecedores Diversos para micro, pequenas e médias empresas.

Companhias com mais de 51% de pessoas da comunidade em seu capital societário, podem se inscrever no programa, e assim, receber treinamento, monitoria e ajuda para conseguir se conectar com grandes corporações.

Esta iniciativa tem como objetivo capacitar, formalizar e fomentar o empreendedorismo LGBTQIA+.

Empreendedorismo LGBTQIA+ – Nutty Friends

Empreendedorismo LGBTQIA+ - Nutty Friends

Exemplo de empreendedorismo na comunidade LGBTQIA+ é a iniciativa dos influenciadores Kadu Dantas e seu namorado, o norte-americano Peter Zawel. Em meio a pandemia, criaram a própria marca de pasta de amendoim, a Nutty Friends.

Ativos na comunidade LGBTQIA+ Kadu e Peter resolveram empreender e colocar um sonho adiante. Desde 2020 eles vêm divulgando a marca, e junto, incentivando causas importantes como LGBTQIA+, meio-ambiente e a questão saúde.

A pasta de amendoim Nutty Friends foi pensada em ser saudável, seguindo o conceito Clean Label, com ingredientes naturais, 100% integral, sem açúcar e livre de conservantes e outros aditivos. Além de tomar os devidos cuidados com o meio-ambiente, ao fazer uso de uma embalagem reciclável.

Por não encontrarem produtos com o sabor parecido com aqueles que são vendidos nos Estados Unidos, Kadu Dantas e Peter Zawel decidiram desenvolver a sua própria receita aqui no Brasil. “A manteiga de amendoim é um produto essencial na alimentação dos americanos, consumido por todas as idades e que tem o poder de unir famílias e amigos. É essa atmosfera que queremos trazer para o Brasil”, explica Kadu.

Futuro da Nutty Friends

Em 2020 – ano do lançamento – a pasta de amendoim Nutty Friends passou a ser vendida online, e hoje já está disponível em algumas gôndolas de lojas físicas como o Oba Hortifruti, Eataly, Empório Frutaria, Le Manjue Cafe e Mundo Verde.

Kadu Dantas e Peter Zawel desejam ainda conquistar os principais empórios e supermercados do país, além de adicionar novos sabores à pasta de amendoim.

Conclusão sobre a importância da sigla LGBTQIA+

A importância do movimento LGBTQIA+, além de gerar representatividade para cada grupo representado na sigla, é o fortalecimento do indivíduo diante da sociedade.

Ao promover a diversidade, reforçamos a valorização do ser humano em diversos setores, inclusive o da economia.

Portanto, o movimento LGBTQIA+ se faz necessário para garantir um espaço na sociedade, além de um ambiente livre de preconceito e discriminação.

Você já conhecia todas as siglas? Sabia da importância do movimento LGBTQIA+? Deixe um comentário nos contando!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *