Amendoim: Um dos alimentos que ajuda a dormir melhor

30/set/2021 | 0 Comentários

Algumas pessoas pensam que o amendoim pode causar insônia, mas na verdade o amendoim contém triptofano, um aminoácido presente no arroz, feijão e muitos outros alimentos.

Este aminoácido aumenta a produção de neurotransmissores como a serotonina e a melatonina que são essenciais para te ajudar a dormir.

Devido a nutrientes como esses, alguns alimentos em específicos podem te ajudar a ter uma boa noite de sono.

Para que você saiba qual deles incluir nas suas refeições, listamos alguns dos alimentos que ajudam a dormir melhor. Por isso, continue a leitura.

A importância de dormir bem

Existem muitas técnicas para conseguir dormir bem, uma delas é fazer a higiene do sono, que consiste em preparar o ambiente, antes de dormir.

Não é para menos que as pessoas busquem melhorar a rotina noturna, afinal de contas, uma noite bem dormida – de 6h a 8h – pode fortalecer a imunidade e a memória, além de liberar hormônios e repor a energia durante o tempo de repouso.

Esse tipo de processo é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Porém, o estresse do dia a dia, pode afetar a qualidade do nosso sono, como ansiedade, situações de estresse e até mesmo o sedentarismo pode atrapalhar o descanso noturno.

Alimentos que podem tirar o sono

Alimentos que podem tirar o sono

Além da higiene do sono, existem outras maneiras de conseguir adormecer. Uma delas é cuidando da alimentação.

Da mesma forma que existem alimentos que contribuem para dormir, tem aqueles que fazem o oposto, que nos deixam agitados e com muita energia.

Segundo nutricionistas, o consumo de alguns alimentos devem ser evitados próximo ao horário de se deitar, como doces, pães, carnes, batatas, hortelã e alimentos gordurosos e com pouco valor nutricional.

Assim como o café e o chocolate – que possuem cafeína – esses alimentos contém substâncias estimulantes que podem deixar a pessoa em estado de alerta, entre outras substâncias e processos que podem causar a insônia, como uma má digestão.

Por isso, é importante evitar esse tipo de alimento perto do horário de se deitar para repousar.

Alimentos que ajudam a dormir

Os alimentos que são consumidos durante o dia, podem influenciar na qualidade do sono. Pesquisas apontam que comer vegetais, frutas, leites e grãos são determinantes para noites mais tranquilas.

Para que um alimento seja considerado bom para a qualidade do sono, ele precisa conter alguns nutrientes importantes:

  • Magnésio: causa efeito de relaxamento muscular;
  • Vitamina B3: responsável pela produção de melatonina e serotonina;
  • Triptofano: diminui o cortisol e colabora para o aumento da serotonina, diminuindo assim a ansiedade;
  • Potássio: estimula o sono.

Então, você precisa escolher os alimentos adequados para que eles contribuam para o rendimento do sono durante a noite, e tendo um ou mais desses itens acima, você pode garantir uma melhora significativa no seu descanso.

Veja abaixo os alimentos mais indicados para te ajudar a dormir!

Leite

Mencionado em filmes, ou até mesmo no nosso dia a dia, as pessoas costumam tomar um copo de leite, antes de ir se deitar.

E isso tem fundamento! O leite é muito nutritivo, entre minerais e vitaminas existem quatorze nutrientes. Dentre eles estão as vitaminas D, B6 e B12, todas elas com benefícios para o sono.

A vitamina B12 e B6 atua na produção de melatonina e serotonina, enquanto a vitamina D auxilia a dormir mais rápido e por mais tempo.

Além do mais, o cálcio tem um efeito impulsionador nos aminoácidos, que melhoram o humor e o desempenho físico.

Sendo assim, os laticínios em geral são uma forma de combater a insônia devido à liberação de triptofano.

Chá de camomila

Este é o mais conhecido da lista, pessoas que querem ter um dia ou uma noite tranquila usam o chá de camomila como método para se acalmar.

Uma xícara de chá de camomila pode deixar o corpo mais relaxado, e assim, dormimos mais rápido e melhor. Isso acontece por causa da alta concentração de terpenos, substâncias que ajudam a diminuir os efeitos da ansiedade e do estresse.

Além do mais, a erva também contém flavonóides, compostos antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo o organismo de doenças e infecções.

Essas propriedades trazem um efeito tranquilizante e indutor do sono, fazendo da camomila uma grande aliada de quem está querendo relaxar de uma forma geral.

Banana

A banana contém triptofano, magnésio e potássio, estes três nutrientes são essenciais para se ter uma boa noite de sono.

O triptofano contribui na produção de serotonina e melatonina. A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade, por garantir bom humor e bem estar. E a melatonina tem como função ajudar na indução do sono.

Já o magnésio e o potássio, são minerais que ajudam a regular o organismo. A ingestão desse tipo de nutriente ajuda a combater a insônia. Segundo o periódico científico Hypertension Research, a deficiência desses minerais podem causar distúrbios no sono.

Diante disso, percebemos que a banana é uma das frutas que mais contribui para pegar no sono e ter uma noite tranquila.

Amendoim

Amendoim Nutty Friends

Assim como a banana, o amendoim e outras oleaginosas como amêndoas, pistache, castanhas e outras nozes, também são ricas em triptofano e magnésio.

Porém, as oleaginosas também são ricas em zinco que auxiliam na regulação do sono, fazendo com que as pessoas durmam melhor.

Portanto o amendoim não causa insônia! Não há estudos que comprovem que comer amendoim a noite, faça perder o sono, pelo contrário, ele pode ajudar a emitir efeito calmante e assim combater a falta de sono, devido a presença de melatonina.

Leia também: Os benefícios da pasta de amendoim

Arroz branco

Em uma pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition comprovou que alimentos com alto índice glicêmico melhoram a qualidade do sono.

Isso porque o aumento dos níveis de açúcar e insulina do sangue faz o triptofano chegar com mais rapidez no cérebro.

E como o arroz contém um alto índice glicêmico é considerado um alimento bom para quem está buscando dormir melhor e mais rápido.

Alface

Ao consumir alface à noite, você pode trazer benefícios para a qualidade do seu repouso noturno, as substâncias presentes no talo tem efeito calmante, o que pode contribuir para diminuir o estresse.

As folhas do alface são ricas em lactucina e lactupicrina, esse composto natural tem a função de relaxar e até mesmo trazer um efeito sedativo ao corpo.

Além de ter baixa calorias e muita fibras, a alface pode ser uma boa alternativa para quem quer comer algo leve antes de dormir e que ainda possa favorecer o sono.

Leia também: Frutas: os benefícios de consumi-las diariamente

Conclusão sobre alimentos que ajudam a dormir

A lista de alimentos que ajudam a dormir é longa, entre os alimentos que também possui os nutrientes necessários para uma boa noite de sono estão:

  • Peixes;
  • Kiwi;
  • Cereja;
  • Uva;
  • Feijão;
  • Mel;
  • Grãos integrais;
  • Brócolis;
  • Água de coco;
  • Grão-de-bico;
  • Ovo;
  • Abacate;
  • Cereais.

Melhorando a alimentação, com uma dieta balanceada e com os alimentos certos, você pode garantir um descanso mais adequado e com mais qualidade durante a noite.

Afinal de contas, a ausência de um sono reparador, pode trazer tanto problemas físicos, como problemas mentais.

Melhorando os hábitos alimentares, além de fazer bem para a saúde, ainda pode te ajudar a combater a insônia e ter uma noite mais tranquila.

Você utiliza algum desses alimentos para dormir melhor? Já sabia sobre eles? Deixe um comentário contando!

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