O amendoim aumenta a imunidade? Veja quais alimentos podem ajudar!

08/nov/2021 | 0 Comentários

Sim, o amendoim faz parte do grupo de alimentos que ajudam a aumentar a imunidade. Mas não é apenas ele que está nessa lista, muitos outros podem fortalecer o seu sistema imunológico, como salmão, algumas frutas e verduras.

E esse conhecimento já era popular há milhares de anos. O médico grego Hipócrates, já dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Atualmente vários estudos comprovam a eficácia dos alimentos no nosso sistema imune. Isso acontece por causa da existência de vitaminas, minerais e antioxidantes presentes que ajudam a prevenir, viroses, gripes, resfriados e até mesmo alergias.

Uma das formas de combater tudo isso, é tendo uma refeição que contenham um conjunto de nutrientes para que assim, possa aumentar a defesa do seu organismo.

Para saber quais alimentos aumentam a imunidade, leia o texto abaixo!

Como saber se o sistema imunológico está fraco

O sistema imunológico é composto pelos glóbulos brancos que são responsáveis pela produção de anticorpos. Essas células de defesas fazem com que o organismo combata doenças e elementos estranhos que representem ameaça ao corpo.

Além dele, outros dois fatores são importantes para a defesa do organismo: a pele e o ácido estomacal.

A pele tem como função de barreira no nosso corpo, evitando o contato direto com superfícies contaminadas. Por isso, a maior recomendação para evitar infecções – entre outras ameaças – é lavar as mãos frequentemente.

Já as substâncias produzidas pelo estômago neutralizam os microorganismos prejudiciais, logo ali, na digestão. E também é neste momento que os nutrientes são absorvidos pelo corpo. Por isso é importante ingerir os alimentos certos, para que as células de defesa sejam fortalecidas.

O que mais caracteriza um sistema imune enfraquecido é o aumento de vezes em que se fica doente. Podendo apresentar sinais pequenos, até indícios maiores. Veja abaixo os sintomas.

Sintomas de um sistema imune fraco:

  • Resfriados e gripes frequentes;
  • Herpes;
  • Amigdalite;
  • Manchas vermelhas ou brancas na pele;
  • Febre e calafrios;
  • Cansaço;
  • Olhos secos;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas;
  • Diarreias (por mais de duas semanas);
  • Náuseas e vômitos.

Nutrientes que ajudam o sistema imunológico

Nunca se procurou tanto por alimentos que aumentem a imunidade, como atualmente. E sempre temos a dúvida se tal alimento faz parte desse grupo.

Para saber quais alimentos ajudam ou não, mencionamos abaixo quais vitaminas e minerais você precisa para combater doenças e infecções. Confira!

Vitaminas e minerais que aumentam a imunidade e onde encontrá-las:

  • Vitamina A: abóbora, milho, brócolis, melão e mamão;
  • Vitamina B: arroz, integral, peixe, soja, lentilha, levedo de cerveja, abacate e gema de ovo
  • Vitamina C: acerola, kiwi, caju, tomates, morango, pimentão vermelho e folhas verdes escuras;
  • Vitamina E: óleos vegetais, castanha-do-pará e amendoim.
  • Zinco: carnes, peixes, aves, fígado, feijões, camarão, ostras e crustáceos;
    Selênio: gengibre, goiaba, maçã, inhame, alho e cogumelo.

Alguns alimentos também contêm probióticos que são bactérias benéficas que reforçam o sistema imune e os carotenóides que ativam o sistema imunológico, melhorando a defesa do organismo.

Alimentos que aumentam a imunidade

Iogurtes apresentados em copos de vidros

Vamos citar aqui, alguns alimentos que possuem as vitaminas e minerais mencionados acima.

Aliados a hábitos saudáveis como praticar exercícios e ter uma alimentação balanceada, esses alimentos podem ajudar a proteger as células contra infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Mas antes de qualquer alteração na sua dieta é fundamental procurar um profissional de nutrição para orientá-lo melhor.

Feito isso. Veja abaixo alguns dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico.

Iogurte

Ao cuidar da flora intestinal, o iogurte diminui a presença de bactérias ruins do intestino. Por ser rico em probióticos, ajudam a regular o sistema imune ao liberar substâncias que eliminam agentes infecciosos.

Esse tipo de ação auxilia nas defesas do corpo e ainda previnem doenças gastrointestinais. O iogurte é fonte de lactobacilos que são responsáveis em transformar a lactose em ácido lático, que inibe bactérias que podem causar úlcera e gastrite.

De acordo com um estudo publicado na British Society for Immunology, cerca de 70% do sistema imunológico é encontrado no intestino, por isso é importante consumir fibras entre outros nutrientes para que possam regular essa região.

Leia também: Como escolher alimentos ricos em fibras

Alho

Um estudo realizado pela NCBI apontou que consumir alho diariamente reduz o número de resfriados em 63%. A média da duração dos sintomas também foi refletida na pesquisa, mostrando uma diminuição em até 70%.

Não é para menos, o alho contém vitamina B6, vitamina B1, vitamina C, manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro. Ufa!

Além disso, podemos encontrar entre tudo isso, um composto sulfurado chamado alicina que tem ação antioxidante e inibe a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Por isso que nas receitas de remédio caseiro das avós, sempre continham o alho no meio. Esse condimento tem realmente propriedades para aumentar as defesas do organismo, eliminando toxinas, bactérias e aumentando a resposta a doenças inflamatórias.

O alho pode afastar, resfriados, tosses e até mesmo bronquite. Além de controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Amendoim

Segundo o Ministério da Saúde, o amendoim pode ser considerado um alimento que aumenta a imunidade do corpo, por causa da presença de vitaminas, minerais, fibras e gorduras insaturadas.

Como o amendoim contém zinco e vitamina E, o grão se torna muito importante no combate de vírus e bactérias, além de ajudar na cicatrização.

E com a presença de ômega 6 as células imunológicas são reguladas. Tanto no amendoim quanto na pasta de amendoim integral, você ainda pode encontrar antioxidantes, um fator importante para melhorar a defesa do sistema imune.

Com esse conjunto de nutrientes, o corpo consegue controlar algumas doenças.

Outros grãos, como oleaginosas e leguminosas também podem aumentar a imunidade, entre eles estão o feijão, a soja, o grão de bico, ervilhas, castanhas, amêndoas e nozes.

+Para saber mais sobre os nutrientes do amendoim, clique aqui.

Verduras que aumentam o sistema imunológico

Assim como as frutas, algumas verduras possuem vitamina C que colabora para aumentar ou manter a imunidade do corpo alta. Os vegetais que mais contribuem para isso são os verde-escuros, como rúcula, espinafre e couve.

Entretanto, tem outros que podem fazer parte do grupo.

Vegetais que aumentam a imunidade:

  • Brócolis: o brócolis também apresenta uma notável quantidade de vitamina C. Além do mais, o brócolis apresenta Vitamina A e ácido fólico. Todos esses nutrientes colaboram para a defesa do organismo, protegendo-o de possíveis ameaças.
  • Couve: Assim como o brócolis, a couve também possui vitamina A e C. além do mais, suas folhas tem propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas da gastrite.

Frutas que aumentam a imunidade

Foto de abacates

As frutas cítricas são as principais responsáveis em aumentar a imunidade, por causa da grande presença de vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

Veja abaixo algumas frutas que ajudam na imunidade:

  • Limão: Segundo as pesquisas do Treatment of Norovirus Particles with Citrate – Virology, o limão tem abundância em vitamina C e propriedades antibacterianas que suprem as deficiências do sistema imunológico.
  • Morango: contém vitamina C e antioxidantes que combatem radicais livres e podem prevenir infecções respiratórias e sistêmicas.
  • Melancia: contém glutationa, um antioxidante que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Para aproveitar ao máximo essa substância, consuma a polpa vermelha que fica próximo da casca.
  • Romã: Além de conter vitamina C, a romã oferece outros nutrientes que aumentam a defesa do corpo, como a vitamina E. De acordo com o Medical News o suco pode prevenir doenças e ter ação antibacterianas e antivirais.
  • Abacate: O abacate também tem o antioxidante, glutationa, além de ser fonte de magnésio e outras vitaminas.
  • Laranja: Muito famosa pela vitamina C, a laranja ainda contém fibras e potássio. A fibra ajuda a regular o intestino e o potássio controla a pressão arterial. Além dos antioxidantes que barram outras doenças e aumentam a produção de glóbulos brancos.
  • Açaí: O açaí aumenta a capacidade do corpo em combater infecções virais, fúngicas e bacterianas, devido a presença de antioxidantes. A fruta ainda auxilia na eliminação de organismos prejudiciais, além de aumentar a produção de glóbulos brancos.

Leia também: Frutas: os benefícios de consumi-las diariamente

Legumes que aumentam o sistema imunológico

Cenouras em tábua de madeira

Entre os legumes que ajudam a aumentar a imunidade, estão o pimentão, a beterraba, tomates e cenouras. Esses alimentos contém o betacaroteno, antioxidante que combate infecções e estimula as células imunológicas.

Veja os detalhes sobre os legumes que aumentam a imunidade:

  • Batata-doce: A batata-doce também é rica em antioxidantes que ajudam no tratamento de diversas doenças infecciosas e no aumento do sistema imune. Também podemos encontrar vitamina A e C.
  • Pimentões: Os pimentões vermelhos contém mais vitamina C do que as frutas cítricas, além disso você pode encontrar inúmeros nutrientes, como vitamina E, A, K1, além de ácido fólico e betacaroteno.
  • Beterraba: A raiz age como vasodilatadores, aumentando a produção de óxido nítrico que melhoram o fluxo sanguíneo. Além disso, pode ser encontrado na beterraba o cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C e fibras.
  • Cenoura: A vitamina A também está presente na cenoura. Junto com o betacaroteno, essas substâncias ajudam na proteção da pele contra os raios UVA e UVB.

Conclusão sobre o aumento de imunidade através do amendoim

Além dos nutrientes citados acima, o amendoim contém muitos outros que são essenciais para a saúde. Não é à toa que o amendoim vem sendo inserido nas dietas, através das receitas com pasta de amendoim.

Se consumida a pasta de amendoim na versão integral, você pode encontrar os mesmos benefícios que são encontrados no amendoim in natura.

Ainda tem muitos outros alimentos como o açaí, o gengibre e o salmão que podem ajudar a aumentar o sistema imunológico e por fim, evitar doenças.

Para isso, basta ter uma alimentação balanceada para que assim você obtenha todos os nutrientes necessários.

Porém, apenas a alimentação não é o suficiente é preciso adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios, gerenciar o estresse e ter um sono de qualidade. Além de consultar um nutricionista para auxiliá-lo nas escolhas dos alimentos.

Leia também: Onde encontrar pasta de amendoim integral Nutty Friends

Você sabia que o amendoim faz parte dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade? Já conhecia os demais? Conte pra gente nos comentários!

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