Perder peso: pasta de amendoim para quem quer emagrecer

26/ago/2021 | 0 Comentários

O amendoim foi por um certo tempo considerado inimigo das dietas, mas depois de muitos estudos, ficou comprovado que o amendoim pode sim ajudar na perda de peso.

Mas para isso acontecer é preciso ter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas e fazer uso da quantidade correta do amendoim.

Para conseguir extrair todos os benefícios que o amendoim traz, as pessoas têm consumido ele em forma de pasta, a tão conhecida manteiga de amendoim.

Dessa maneira, é possível conseguir todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e ainda saboreá-lo de diversas formas.

Com esta matéria, queremos esclarecer para você os benefícios de consumir pasta de amendoim para emagrecer.

Já mencionamos aqui as vantagens da pasta de amendoim para a hipertrofia e hoje queremos mostrar para você, o porquê de acrescentar esse alimento na sua dieta para perder peso.

Então vem com a gente!

Benefícios da pasta de amendoim para quem quer perder peso

A pasta de amendoim quando é integral, feita sem adição de açúcares e conservantes – apenas com amendoim torrado e moído – traz todos os benefícios que o amendoim oferece. Na pasta de amendoim você pode encontrar proteína, fibras, vitaminas, minerais, além de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas.

Por causa dessa gordura monoinsaturada o amendoim levou a má fama de não ser um alimento bom para quem está na busca de perder peso, porém, essas gorduras são consideradas boas para o corpo, já que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Entretanto, o amendoim continua sendo um alimento calórico, por isso a necessidade de tomar cuidado com as porções consumidas.

Benefícios da pasta de amendoim para perder peso:

  • Acelera o metabolismo;
  • Queima calorias;
  • Converte o estoque de gordura em energia;
  • Aumenta o tempo de saciedade.

Agora vamos destrinchar cada um desses itens.

1. Ajuda a emagrecer

Como a pasta de amendoim é rica em calorias, a princípio pode parecer que ela não é bem vinda em uma dieta, mas por conter proteína o apetite é controlado trazendo sensação de saciedade por mais tempo.

Com isso, você não terá aquela vontade de sair beliscando tudo por aí, logo, reduzindo a ingestão de outras calorias. Além disso, a pasta de amendoim pode ser uma alternativa para quem quer matar a vontade de comer um docinho.

Outra vantagem da manteiga de amendoim é a presença do ácido oleico – também encontrado no azeite – esse tipo de gordura monoinsaturada ajuda a queimar a gordura localizada e ainda acelera o metabolismo.

Entretanto, para não ter acúmulo de gordura a pasta de amendoim tem que ser consumida com moderação, de uma a duas colheres de sopa por dia (mas aguarde, falaremos mais sobre isso daqui a pouquinho).

Leia também: 9 Receitas Fit com pasta de amendoim para a sua dieta

2. Fonte de energia para praticar atividades físicas

fonte-de-energia-para-praticar-atividades-fisicas

Se te falta disposição para fazer exercícios físicos, saiba que a pasta de amendoim pode te ajudar com isso.

Com a presença das vitaminas do complexo B, a pasta de amendoim é uma ótima fonte de energia. O fósforo é outro contribuinte para dar ânimo, já que ele é um dos responsáveis por reduzir o cansaço.

E para melhorar ainda mais, as gorduras e calorias encontradas na pasta de amendoim auxiliam a dar disposição na hora de praticar os exercícios. Enquanto as calorias são queimadas, o estoque de gordura vai sendo utilizado para fornecer energia ao corpo. E é assim que acontece a redução de peso e o aumento de energia, os dois fatores andam juntos.

É por esse monte de benefícios relacionados a nutrição e atividades físicas que a galera que faz academia tem acrescentado em suas dietas a pasta de amendoim.

Além de dar um gás a mais nos treinos, o magnésio encontrado no alimento evita as câimbras

Leia também: Receitas de sobremesas com pasta de amendoim e Whey Protein

3. Diminui o colesterol

Outro fator importante para quem está buscando emagrecer para ter uma vida mais saudável, saiba que na pasta de amendoim são encontradas as “gorduras boas” que estão presentes no ômega 3, 6 e 9. Com isso, a pasta de amendoim auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (LDL).

Consumindo a pasta de amendoim você pode controlar doenças cardíacas, visto que essas gorduras encontradas na pasta evitam a obstrução das veias, contribuindo assim, para a circulação sanguínea.

Por ser um antioxidante, a vitamina E também é muito importante para a saúde cardíaca, uma vez que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres.

Além dessas vitaminas, o potássio pode ajudar a controlar a pressão arterial, enquanto o ferro ajuda na prevenção da anemia.

+Para saber mais benefícios da pasta de amendoim, leia este texto.

4. Previne o desenvolvimento de diabetes

previne-o-desenvolvimento=de-diabetes

Segundo um estudo realizado pelo Journal of the American Medical Association, comer duas a três colheres de sopa de pasta de amendoim até cinco vezes na semana, pode diminuir as chances de desenvolver diabetes em 30%.

Portanto, fazendo uma dieta equilibrada e consumindo a pasta de amendoim sem açúcar, você pode prevenir a diabete tipo 2.

Outro elemento importante que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue é a presença de fibras e ômegas 6-9.

5. Fortalece o sistema imunológico

Entre as muitas qualidades da manteiga de amendoim, também está o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina B6 fortalece os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, enquanto a vitamina E, fortalece os glóbulos brancos que defendem o organismo.

A vitamina B6 também pode ajudar a combater infecções no nosso organismo. Inclusive, estudos realizados mostraram que ao ser consumida regularmente, a pasta de amendoim se tornou eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer do sistema digestivo – principalmente no de pâncreas.

Nesta equipe que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, também estão presentes os antioxidantes, que são responsáveis por combater os radicais livres, estes por sua vez, podem desenvolver doenças e até acelerar o envelhecimento.

Como consumir a pasta de amendoim para perder peso

como-consumir-a-pasta-de-amendoim-para-perder-peso

Mesmo a pasta de amendoim sendo um bom alimento para a saúde, é preciso ter cuidado na hora de consumi-la.

Para quem está tentando perder peso é recomendado que consuma uma colher de sopa (cerca de 15g) da pasta de amendoim, visto que apenas nesta quantidade é possível encontrar 90 calorias.

Entretanto, se você for conciliar sua dieta com exercícios físicos, você pode consumir até 2 colheres de sopa por dia, (quatro horas antes de começar a malhar) para que a pasta de amendoim faça o efeito no momento certo, já que sua digestão é lenta.

Agora, quem está em busca de ganhar massa muscular com a pasta de amendoim inclusa na dieta, pode consumir quantidades maiores antes do treino.

Vale lembrar que a pasta de amendoim precisa ser totalmente integral, apenas com amendoim torrados e sem a adição de açúcares. Há disponível no mercado versões com açúcar de coco – entre outros adoçantes – mas não se engane, é açúcar da mesma forma. E como a manteiga de amendoim já tem muita caloria é importante evitar o açúcar.

Conclusão sobre a pasta de amendoim para emagrecer

Percebemos o quanto a pasta de amendoim pode ser um alimento versátil, quando vimos que ela pode tanto auxiliar quem está tentando perder peso, quanto aqueles que estão em busca de ganhar massa muscular.

Claro que para atingir tal feito é necessário consumi-la de formas diferentes. Quem quer perder peso com a pasta de amendoim, precisa comer pequenas porções.

Quem está em busca da hipertrofia, pode consumir a pasta de amendoim sem muita preocupação, mas lembrando que precisa ingeri-la na hora certa, para que dê o resultado esperado.

Entretanto, é importante consultar um profissional de nutrição para que ele possa indicar a quantidade e a hora certa de consumir a pasta de amendoim.

E além de ser um alimento flexível na questão de saúde, a pasta de amendoim também é multifuncional na cozinha, podendo ser utilizada em diversos tipos de receitas.

Por isso a pasta de amendoim tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e vem ganhando muitos fãs.

E você? Já aderiu a essa iguaria na sua casa? Tem usado nas suas dietas? Conta pra gente!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *